10 março 2011 ~ 2.703 Comments

Tire a dúvida: colocar ou não foto no currículo?

Colocar ou não a foto no currículo? Esta dúvida sempre existiu e continua existindo. Até mesmo especialistas no assunto questionam o tema, pois alguns dizem que sim, enquanto outros dizem que não, que jamais se deve colocar foto no currículo.

Esta dúvida vem desde os períodos anteriores à Internet, quando às vezes se viam pessoas colocarem foto no currículo, e permanece até os dias de hoje quando o assunto é o currículo online.

Uma ótima dica para não fazer feio é responder a três perguntas. O cargo exige boa aparência? Você tem uma foto de rosto, de boa qualidade, com bom foco e luminosidade? Você está com boa aparência nela? Se a resposta é SIM a TODAS estas questões, então é aconselhável colocar a foto no currículo. No entanto, um não a qualquer uma destas três perguntas é o suficiente para não colocar foto no currículo.

Estas perguntas nascem da necessidade de colocar pontos fortes no currículo, de maneira correta e em harmonia com o objetivo profissional.

Nada de colocar fotos mal tiradas, com baixa resolução, fora de foco, com baixa luminosidade, ou ainda se a aparência na foto não contribuir. Também é desnecessário para cargos onde a boa aparência não faz parte dos critérios de seleção.

Se o profissional quiser colocar a foto, esta deve enquadrar o rosto com parte do ombro e tronco (como nas fotos 3×4). A foto deve transmitir simpatia e alegria, sempre com bom senso. Não precisa ser necessariamente uma foto de estúdio. Pode ser tirada com máquinas normais, mas que também esteja, no final, num tamanho adequado.

O candidato deve pensar bem, analisar e verificar o resultado final do currículo, que é como uma peça publicitária. E mesmo levando em consideração tudo o que já foi dito, o candidato deve verificar se gostou do resultado, sempre lembrando que, em alguns casos, uma boa foto no currículo pode ajudar, mas sempre será um risco. Compor o currículo com este detalhe mal trabalhado poderá pôr a perder a chance de uma entrevista presencial.